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A qualidade do feedback diz muito sobre a cultura da empresa, pois é um poderoso momento de construção de relacionamento que, quando bem feito, desenvolve a confiança mútua e constrói uma comunidade.

Existem alguns tipos de feedback cuja eficácia está baseada em uma cultura do diálogo. Por sinal, se você vem utilizando o feedback somente para as revisões anuais / semestrais sem práticas contínuas e onde somente o gestor se posiciona… Recomendo parar! Com certeza é uma situação desconfortável tanto para o líder como para o liderado.

Existem alguns tipos de feedback que podem ser aprendidos e estimulados:

  1. O feedback de direção: tem o objetivo de (re)orientar sobre o que fazer ou priorizar, considerando a perspectiva do liderado, despertando o comprometimento por meio do entendimento do porquê e impacto das prioridades.
  2. O feedback de atribuição: descreve ações/atribuições conectando com suas qualidades: “Você se comunica com naturalidade, por esta razão o seu papel no projeto será…”
  3. O feedback de comportamento e impacto: este deve ser pontual e objetivo e está conectado com o esclarecimento do impacto de uma atitude: “Percebo que em reuniões você interrompe as pessoas, desta forma elas deixarão de cooperar com você. Como posso ajudá-lo para realinhar este comportamento?” Da mesma forma com uma perspectiva positiva: “Percebo que em reuniões você estimula as pessoas a colaborar com suas opiniões, desta forma elas se sentirão confiantes em participar cada vez mais. Continue assim! ”
  4. O feedback de desempenho: é importante nas avaliações de desempenho porque pode lançar luz sobre algo que o colaborador nunca soube ou pensou. É o momento para abordar sobre o porquê os comportamentos estão funcionando ou não pelos aspectos de resultados e desenvolvimento. Exemplo: o time não conseguiu entregar resultados pela ausência de priorização e orientação. Como pensa que este ponto pode ser melhorado?
  5. O feedback entre pares: pode assumir a forma de opiniões, sugestões, correções e ideias. Pode ser dado falado ou escrito e é uma oportunidade de aprendizagem uns com os outros.

Ensine seus líderes e liderados a construir uma atmosfera de confiança, onde o feedback regular e bem estruturado é o meio para manter conversas eficazes sobre talentos, progresso e desenvolvimento.